quinta-feira, 7 de julho de 2022

" — Quem ajeita os cabelos dos filhos? Quem ajeita a toalha sobre a mesa e a intimidade da casa? Quem ajeita os olhos dos filhos?— As mães. As mãos das mães cheias de naufrágios passados, mas onde existem flores que nascem todos os dias (...) — A minha mãe está na hora do lanche, no chá, no sofá castanho que já não existe (...)— A minha mãe está nos olhos da minha irmã, no nariz do João, nos ombros do Nuno, na delicadeza do Zé e na compreensão do Pedro.— A minha mãe está nas minhas gargalhadas, nas minhas sardas e na incapacidade de fazer planos. A mãe está na reforma agrária." A Metamorfose dos Pássaros" (2020) Catarina Vasconcelos

"Como se a Terra corresse Inteirinha atrás de mim O medo ronda-me os sentidos Por abaixo da minha pele Ao esgueirar-se viscoso Escorre ...