domingo, 28 de novembro de 2021

"... Balint considera que o narcisismo se fica a dever a injúrias narcísicas ocorridas na relação entre a criança e o cuidador, o que constitui uma mudança na visão tradicional do narcisismo. As suas considerações referem-se à existência de um amor primário e não de um narcisismo primário, em que a criança desde o nascimento está em relação com o cuidador necessitando ser amada e satisfeita nas suas necessidades, sem que lhe seja feita qualquer exigência. O narcisismo seria assim visto como um resultado de um desapontamento na procura deste amor primário: se eu não sou suficientemente amado pelo mundo ou não recebo gratificação suficiente, eu devo amar-me e satisfazer a mim próprio.”                          
I. Mesquita IBRAFP - Instituto Brasileiro de Filosofia 

"Como se a Terra corresse Inteirinha atrás de mim O medo ronda-me os sentidos Por abaixo da minha pele Ao esgueirar-se viscoso Escorre ...