terça-feira, 29 de outubro de 2024

"Para todos os que sofrem de complexo de inferioridade, há nisso um linimento milagroso: ninguém é mais arrogante em relação às mulheres, mais agressivo ou desdenhoso do que o homem que duvida de sua virilidade."

Simone de Beauvoir, "O segundo sexo", Trad.: Sérgio Milliet.

Pan's Labyrinth (2006), Guillermo del Toro

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

"Os milagres
acontecem,
se é que você pode chamar
milagres para essas
espasmódicas,
ilusões radiantes de felicidade."

Sylvia Plath

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Ed Van Der Elsken, Couple Sleeping, 1953

Henrik Aa. Uldalen

Three Women and Three Wolves by Eugene Grasset, 1892

“Develop a sense of self. A solidness that can’t beattacked.” Sylvia Plath

"Nietzsche observou certa vez que o casamento é uma conversa, um longo diálogo. Se uma pessoa não está preparada para iniciar um diálogo tão prolongado, ela não está preparada para relacionamentos íntimos de longo prazo. Muitos casais casados ​​há muito tempo esgotaram todos os tópicos de conversa porque cada cônjuge parou de desenvolver sua individualidade.

Ao focar no crescimento individual, cada um de nós ganha um interlocutor interessante. Interromper o próprio desenvolvimento, mesmo no interesse de outra pessoa, significa admitir que seu cônjuge terá que conviver com alguém que sente raiva e sofre de depressão. Tais relações conjugais precisam ser radicalmente reconsideradas, ou simplesmente perderão o sentido."

James Hollis, A Passagem do Meio

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

"Tu tens um medo: Acabar.
Não vês que acaba todo o dia.
Que morres no amor. 
Na tristeza. Na dúvida. 
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor. Na tristeza.
Na dúvida. No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo."

Cecília Meireles, em Cântico VI.
"Estou interessado em saber
o que uma mulher faz
quando está sozinha.
Se começar a costurar
animando o ontem.
Se começar a beber
inventando outra sede...
Se você ficar perdido
apostando novamente.
Estou interessado em saber
o que uma mulher faz
quando se esgota."

Belém Reis

Juergen Teller, Romania 1990

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

"Tenho vontade de ver-te
mas não sei como acertar.

Passeias onde não ando,
andas sem eu te encontrar."

Fernando Pessoa

domingo, 13 de outubro de 2024

 "A grande diferença entre as pessoas não está entre ricas e pobres ou entre as boas e as más, mas sim entre as que souberam amar intensamente e as que nunca o conseguiram porque não conheceram o amor".

"Doce pássaro da juventude", Tennessee Williams. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

SILÊNCIOS

“Há dois silêncios. Um, quando não se diz palavra alguma. O outro, quando se emprega um jacto de linguagem. Este discurso denuncia uma linguagem encerrada sob si. Essa é a sua referência contínua. A fala que ouvimos é uma indicação daquela que não ouvimos. É uma abstenção necessária, uma cortina de fumo violenta, astuta, angustiada ou trocista que mantém o outro no seu lugar. Quando o verdadeiro silêncio cai, ficamos ainda com o eco, mas estamos mais próximos da nudez. Uma forma de encarar a fala é dizer que é um estratagema constante para cobrir a nudez.

Já ouvimos muitas vezes aquela expressão aborrecida e vulgar, “falha de comunicação"... e ela inseriu-se no meu trabalho de maneira bastante coerente. Eu acredito no contrário. Acho que comunicamos muito bem no nosso silêncio, no não dito, e que o que ocorre é uma evasão contínua, são desesperadas tentativas de retaguarda para nos guardarmos para nós mesmos. Comunicar é demasiado alarmante. Entrar na vida de outra pessoa é muito assustador. Revelar aos outros a pobreza que há dentro de nós é uma possibilidade muito aterradora.”

HAROLD PINTER (Londres, 10 de Outubro de 1930 — 24 de Dezembro de 2008), actor, dramaturgo e poeta inglês, Prémio Nobel da Literatura em 2005, no ensaio “Writing for the Theatre — A speech at the National Student Drama Festival in Bristol in 1962”.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

“O coração humano é um poço profundo de mistérios. Amamos, odiamos, perdoamos e cometemos os mesmos erros vezes sem conta. Mas é através dessas emoções complexas que encontramos o significado da nossa existência.
Viver é aprender a navegar nas águas tempestuosas do coração, sem nunca desistir de acreditar na capacidade de curar e amar novamente”.

"Os irmãos Karamazov", Fyodor Dostoievski

Elliott Erwitt

Ron Hicks